Renoir ( 1841 -1919 ), foi um dos precursores do Impressionismo e teve entre seus amigos Frederic Basille, Claude Monet e Alfred Sisley, todos comprometidos com a necessidade de um novo olhar sobre a imagem. Sempre com dificuldades Renoir sempre contou com os amigos enquanto investia na produção de retratos que o mantinha frente a sua produção.
Desde o início do desenvolvimento do seu trabalho Renoir sempre se identificou com as questões luminosas na paisagem e foi exatamente o que veio a caracterizar o conjunto de sua obra como expressão contínua da identidade da luz. A liberdade e o uso fluido das cores compõem outra grande marca na sua obra. As variações das pinceladas sempre a procura da definição rítmica das composições, foi outra grande marca da sua habilidade construtiva. Junto a temática que valorizava o cotidiano, seus retratos sempre nos convida a uma apresentação direta dos seus modelos como se estivéssemos assistindo sua execução.
Por todas estas características, Renoir conquistou o olhar cúmplice do seu tempo para com a necessidade de valorização do olhar interior sobre a natureza da vida e portanto das expressões.